
Azeite

A apanha da azeitona no Monte de Matacães começa quando verificamos que a azeitona tem as caracteristicas e qualidade que pretendemos, o que ocorre normalmente em outubro e termina no final de novembro ou no início de dezembro. A azeitona colhidas à mão é limpa e lavada no mesmo dia e cuidadosamente transformada nas nossas instalações, utilizando um Moderno Moinho e resultando deste cuidadoso trabalho um azeite extraordinário.

Biológico e biodiverso

No Monte de Matacães, as castas Arinto, Verdelho (branco), Aragonez, Alicante Bouchet, Touriga Nacional e Alfrocheiro (tinto) estão plantadas numa espectacular área de 7 hectares.
​
As nossas uvas são vindimadas à mão pelas gentes da região. Após a vindima, as uvas são seleccionadas no tapete de escolha e apenas os melhores frutos vão para as cubas de fermentação.
​
Os nossos vinhos são prensados e amadurecidos com o maior cuidado pela adega vizinha Herdade da Cardeira, de acordo com rigorosas normas biológicas.
Azeite virgem Extra

Colheita 2024
Este ano começamos a colheita no início de outubro. Durou quatro semanas. As árvores plantadas recentemente há quatro e cinco anos já deram frutos abundantes. No total, foram colhidas quase dez toneladas de azeitonas, resultando em um rendimento de azeite de 940 quilos.
Estamos particularmente orgulhosos dos resultados de 2024. As análises dos nossos óleos são excelentes. Em particular, os valores de polifenóis são excelentes. Engarrafamos os óleos com um teor de mais de 700 mg por quilo de óleo separadamente.
O óleo não deve ser apenas saudável, mas também saboroso. O buquê fresco e frutado é acompanhado pela suave nota amarga típica das colheitas precoces. Se o conhecedor reservar um tempo, reconhecerá o sabor suave das alcachofras frescas em nosso azeite. Este produto maravilhoso também pode ser facilmente apreciado com pão.
Divulgamos os valores laboratoriais dos nossos óleos; observe que eles podem mudar ao longo do tempo.


Azeite Virgem Extra - rico em polifenois

Colheita 2024
Nossas colheitas relativamente precoces têm um efeito colateral muito bom: a colheita da serra da Monteira nos deu um azeite com mais de 750 mg de polifenóis por quilo. Nós engarrafamos isso separadamente.
Dizem que os polifenóis ajudam no tratamento de diabetes, problemas cardíacos e circulatórios, têm efeito anti-inflamatório e também previnem o câncer.
Seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios foram comprovados e confirmados. Em particular, os polifenóis impedem a oxidação das gorduras no sangue e a formação de depósitos (ateromas) nos vasos.
A Comissão Europeia responsável permite a impressão no rótulo de óleos com alto teor de polifenóis (a partir de 250 mg/kg):
“Os polifenóis do azeite de oliva ajudam a proteger os lipídios do sangue contra danos oxidativos.”
Além disso, o regulamento correspondente (n.º 432/2012) indica que um efeito positivo pode ser alcançado tomando 20 g diariamente.
O caso de mais de 700 mg/kg não é regulamentado pela comissão responsável. De qualquer forma, este óleo não é bom apenas para sua saúde, mas também para sua mente e uma experiência real.
Azeite Virgem Extra

Colheita 2023
Este ano 2023, apenas colhemos a azeitona do nosso Olival Secular da variedade Galega.
​
Com a sua cor amarela dourada com um ligeiro acento esverdeado, o apreciador do nosso azeite apercebe-se visualmente das suas notas frutadas. Não ficará desiludido quando o provar, e ficará encantado com o seu sabor intenso, fresco e frutado.
​
Um equilíbrio harmonioso de picante suave e aveludado espera por si.
​
Desfrute do nosso azeite como acompanhamento perfeito de pão branco fresco, como requinte para saladas ou para regar carnes, peixes e legumes grelhados. A versatilidade do nosso azeite torna-o um acompanhamento indispensável para uma grande variedade de pratos.
​
Descubra a qualidade e o cuidado de cada gota do nosso azeite e deixe-se inspirar pelos autênticos sabores portugueses.
​
As cerca de 1.000 oliveiras antigas e orgulhosas do Monte de Matacães foram complementadas com mais de 3.500 novas plantas em 2019 e 2020. Utilizamos a variedade antiga e comprovada - Galega e introduzimos a variedade Cobrançosa, mais resistente a pragas e doenças e porque quando juntamos com a variedade Galega origina um azeite extraordinário. Esperamos a primeira colheita dos nossos novos olivais em 2024 e 2025.
​
As diferenças de sabor dos nossos azeites em função da data de colheita são claramente perceptíveis. A maior parte da nossa produção é engarrafada "blended", no entanto, engarrafamos uma pequena quantidade de azeite de consoante a data de colheita e transformação.
​
Experimente você mesmo!
​
Os nossos azeites são regularmente analisados pelos organismos competentes (Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa), sempre com resultados excelentes.
